Páginas

17/08/2015

Diário de uma Quase Veterinária #3

❤ Tiny ballerina ❤  Limited Edition French Bulldog Tee http://teespring.com/lovefrenchbulldogs
Fonte Pinterest.

Oi, oi gente!

Como vocês podem ver no título, hoje venho falar sobre meu terceiro dia de estágio, na Clinica Veterinária Espaço Pet em Atibaia - SP quem acompanha o blog, viu que já saiu dois post's sobre o assunto o Diário de uma Quase Veterinária #1 e o #2. O estágio foi no dia 14 de Julho e só hoje estou postando rsrs' desculpe a demora.

Se vocês gostam de animais, tenho certeza que vão gostar de saber como é um dia em uma clínica. E se você esta em dúvida entre cursar a Faculdade de Medicina Veterinária / Técnico em Auxiliar Veterinário, vai ajudar um pouquinho, espero rsrsrs.

O dia foi bem tranquilo, comparado com os outros dois. Ou melhor, os dias de estágio no Espeço Pet até a sexta-feira, 17 de Julho, foram tranquilos.

Como os outros dois dias, a Tapinha, gatinha que tem lipidose hepática - falo mais sobre ela no 
Diário de uma Quase Veterinária #1 - estava na clinica internada por conta de seu problema. Ela já estava bem melhor, ainda tinha dificuldades para comer, mas estava melhor.




Pouco tempo depois chego uma cadelinha que estava sem comer por cerca de 3 dias mais ou menos. Ela estava com suspeita de cinomose, que é uma péssima doença e que descadeira o animal. Para saber o verdadeiro resultado, fizemos um exame de sangue que saiu no final do dia, e que felizmente deu negativo.

Logo em seguida, tivemos três vacinas seguidas. Sendo uma de uma gata, que tomou a vacina de raiva. E os outros dois foram cachorros que tomaram a vacina anual.

Ainda na parte da manhã fizemos uma castração de um gatinho macho, bravo pra burro, mas super fofinho. Como disse, ele era super bravo e precisou pegar ele com uma luva especial para esses casos. Mesmo depois de anestesiado, o sem vergonha ficava tentando atacar a gente rsrs'


Gatinho da Castração.

Para acabar com a seção cirurgia do dia, fizemos mais uma castração, sendo ela a de uma cadelinha. Você sabia, que quando esta fazendo uma cirurgia e o animal diminui a frequência respiratória, faz-se uma "acupuntura" na narina? Isso estimula a respiração do cachorro. Mas como se faz ? É simples, basta pegar uma agulha de injeção - não importa a grossura - e colocar entre o meio das narinas até sentir o osso. O nariz, possui duas narinas - obvio - e essa divisão tem um risco, é exatamente na metade deste risco que é colocado a agulha. Usamos este método para ajudar a melhorar a respiração da cadelinha abaixo.

Cadelinha Castração.
Lembra da cadelinha, Pitt Bull que falei no último post do tema (DUQV #2) ? Então, ela voltou, só que dessa vez para fazer uma ultrassom e descobrir o que ela tem. Na ultrassom foi descoberto que ela possui tumores no figado (?) e no baço. E não é bom tentar fazer a remoção deles, pois a cadelinha já é velinha, e também porque ela já tem tumores no lado externo da barriga.

E para tirar os de dentro, teria que tirar o de fora, mas tirando o de fora os de dentro iriam "atacar" e ai já era. Deu pra entender ? Então a melhor escolha a se tomar, é deixar todos os tumores e entrar com remédios para dor.

Pitt Bull do tumor - foto ruim, sorry.

Vamos agora para as consultas "normais" da Clinica Veterinária, tivemos outro caso de Tosse dos Canis que se acomete em cães e que para não ter esse problema, basta tomar uma vacina anual e pronto seu cão fica "sã e salvo". Este problema não é grave, é fácil de curar, então se seu cão estiver com isso, não morra por ele. Apenas leve no Vet. e ele explicará tudo certinho.

Tivemos também um retorno de um cachorro que estava se recuperando da doença do carrapato. E por fim, pegamos o resultado do cachorro do DUQV #2 que estava com suspeita de cinomose, infelizmente o resultado deu positivo para Cinomose e Doença do Carrapato e como o cachorro era bem velinho, 16 anos, as chances de salva-lo era difícil. Então a Dra. falou com a "dona" do cãozinho que deveria ter que escolher entre deixar o cachorro sofrendo ou sacrifica-lo com eutanásia. Obvio que a "dona" ficou sem reação e não sabia o que fazer e com isso disse que daria a resposta o mais breve.

Deixo vocês agora com uma linda história de superação e força, na foto abaixo vocês verão que o cãozinho esta super magro, com os ossos amostra, mas que esta super barrigudo. Mas por que? Porque ele esta com tumor interno e isso acaba deixando o animal desnutrido. 


A cerca de um ano e meio atrás, esse cão teve um tumor pouco acima da patinha. Para não deixar ele se propagar, foi feito uma cirurgia e removeu o tumor - a patinha -, poucos meses depois o cão apareceu novamente com um tumor, foi feito tratamentos, mas não adiantou em nada e teve que remover outra parte do seu bracinho. Quando estava se recuperando da cirurgia, foi descoberto que o tumor havia passado para dentro dele agora e que parece ser muito difícil retirar.

Em menos de dois anos, ele passou por "várias" cirurgias e que no fim acabou que não adiantou muito, pois o tumor aparecia de novo. A Dra. e a dona, disseram que mesmo assim, ele estava sempre feliz, abanando o rabo, brincando e tudo mais, mesmo ser ter uma perninha. Existem sim, pessoas que amam de verdade o animal, pois essa dona não desistiu do seu bebê, enquanto alguns pensam em desistir só porque terá um filho, ou coisa do tipo. Confesso que quando estava ouvindo a história dele, estava quase chorando, achei um história comovente, triste e que apertou meu coração. Não sei se com vocês foi assim, mas quis compartilhar um pouquinho com todos.


Esta foi minha terceira aula prática, espero de verdade que tenham gostado e que gostem, de verdade, de postagens assim. 

Me digam no comentário o que acharam do post, e o que acharam da cara nova do PP <3 E claro, não deixem de seguir o blog, aqui na lateral, já que agora temos essa opção.


XOXO, Potato.

2 comentários:

  1. Estou amando essa série, porém vai ter mais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora da resposta, só vi hoje seu comentário, quando tava fuçando. Não terá mais, pois acabei o curso =/

      Excluir

 renata massa